11 3251-5504
Orientações para pós-operatório de Microcirurgia de Laringe
1. Repouso Vocal
Em geral, o período recomendado para o repouso vocal absoluto é de 7 dias, podendo haver variações. Para profissionais como cantores, atores e professores, a recomendação é permanecer afastado das atividades vocais de trabalho por pelo menos 1 mês, podendo variar de um caso para outro. Isso ajudará as cordas vocais a cicatrizarem adequadamente e evitar qualquer dano desnecessário na área operada.
Tossir e espirrar são atos involuntários e por isso não há necessidade de se preocupar. Porém, se esses sintomas forem excessivos, como numa crise de tosses ou espirros, entre em contato com o seu médico para ele decidir se deve receitar alguma medicação para aliviar os sintomas.
Na dúvida é sempre muito importante conversar com o médico, porque podem haver exceções às regras gerais.
2. Alimentação
Evite comer ou beber coisas muito quentes, picantes, gordurosas ou ácidas nos primeiros 7 dias. Esses alimentos podem irritar a garganta, favorecer o refluxo gástrico e interferir na cicatrização das cordas vocais. É importante optar por alimentos e bebidas mornas ou frias e evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes.
3. Fumar
Não fume! Fumar pode prejudicar a cicatrização e causar mais danos às cordas vocais. Portanto, é importante evitar o tabagismo durante a recuperação. O ideal, sempre, é parar de fumar definitivamente.
4. Atividades físicas
É importante repousar e descansar bastante após a cirurgia nas primeiras 24 - 48hs e evitar atividades físicas extenuantes por pelo menos uma semana. Mas como sempre há exceções, converse com o seu médico a respeito das restrições.
5. Viagens
Se você mora em outra cidade ou tem viagem marcada após a cirurgia, pergunte ao médico quando será seguro viajar de carro ou avião. O tempo de espera para liberação pode variar de 2 a 7 dias, dependendo do tipo de cirurgia realizada.
6. Meio ambiente
O ar muito frio ou seco pode ser prejudicial para a recuperação. Umidificar o ar pode ajudar a manter a garganta úmida e aliviar qualquer desconforto local. Evite o ar condicionado se possível.
7. Recuperação vocal
A recuperação vocal depende de cada caso, podendo variar de alguns poucos dias a meses! Por isso pergunte ao seu médico a respeito das expectativas quanto à evolução pós-cirúrgica da sua voz.
8. Medicações
Normalmente são prescritos: um antibiótico, um analgésico e um antirefluxo. Este último costuma ser mantido por um tempo mais prolongado do que os outros (cerca de 1 a 2 meses). Tome as medicações prescritas pelo médico de maneira correta de acordo com as orientações contidas na receita.
9. Fonoterapia
A necessidade e o momento adequado para o início ou retorno da fonoterapia dependem de diversos fatores, como o tipo de lesão operada, a técnica cirúrgica utilizada e a recuperação pós-operatória individual de cada paciente. É fundamental discutir com o médico sobre a necessidade de uma consulta com o fonoaudiólogo e qual seria o momento mais apropriado para iniciar a terapia.
10. Orientações gerais
Siga atentamente todas as orientações do seu médico para a recuperação, incluindo o uso de medicações e agendamento de consultas de acompanhamento.
É importante lembrar que a recuperação após uma microcirurgia de laringe para uma lesão de cordas vocais pode levar algumas semanas, e que o processo pode ser diferente para cada paciente. É fundamental seguir as instruções do seu médico e comunicar qualquer problema ou sintoma novo que possa surgir durante a recuperação.